Investimentos previstos na divulgação de sites crescem

Investimentos previstos na divulgação de sites crescem

Os investimentos das empresas previstos até 2014 nos Estados Unidos para divulgação dos seus websites, manterão a linha de crescimento que têm vindo a registar nos últimos anos, como pode ver no gráfico.

Investimento Seo e PPC 2009-14

Investimento Seo e PPC 2009-14

Estes números são tão de assinalar tendo em conta as mais recentes novidades apresentadas pela Google. Refiro a importância que virão a representar algumas alterações na apresentações dos rankings das pesquisas, no que diz respeito à importância crescente que as pesquisas em tempo real poderão vir a significar.

Estes resultados merecem uma análise mais detalhada tendo por base o mesmo estudo da Forester Research Inc., em que são mostrados os valores previstos a três anos, para as diferentes plataformas em que as empresas investirão na procura de cimentar a sua presença junto do público.

Investimentos previstos a 3 anos nos diversos ramos de divulgação

Investimentos previstos a 3 anos nos diversos ramos de divulgação

Nestes dados, é de assinalar a crescente importância no investimento dada à otimização de sites (SEO) tendo como objetivo a exibição nas primeiras páginas dos motores de busca para os termos mais significativos que são utilizados pelos potenciais clientes nas suas pesquisas.

Mesmo com o crescimento do Adwords (o grande negócio publicitário da Google em links patrocinados) e os preços cada vez mais altos que a sua utilização está a exigir a usuários menos preparados para fazer face ao Google Slap, refira-se que o crescimento do investimento pelas empresas americanas em SEO, mau grado o ambiente económico depressivo que se mantém há 2 anos, acompanha na mesma linha o investimento em PPC.

Também se chama a atenção para a continuada diminuição de importância dos investimentos a efectuar nos jornais, telemarketing, páginas amarelas e rádio.

A prevista fatia de investimentos para a criação de “ruído” através dos sites sociais, é também algo que muito se deve assinalar. Apesar de continuarem muitas dúvidas quanto à efetiva validade destes investimentos nestes sites, o certo é que atraem a atenção de grande número de empresas. Esta situação poderá a vir a curto prazo a ser alicerçada também na importância que a Google já empresta a este ramo, com a influência que é atribuida à presença nos rankings das pesquisas por posts de Twitter e Facebook em tempo real, por efeito do Google Caffeine.

Este facto já provoca muitas opiniões críticas por parte dos usuários, que não aceitam de bom modo encontrar à frente das pesquisas, um sem número de indexações originárias dos sites sociais, só porque são em tempo real (por alguns segundos) e pretensamente relevantes para aquilo que é procurado.

Teremos a breve trecho de assinalar a possibilidade de que com estas alterações registadas em algumas situações, a Google dê um tiro no próprio pé, quando é tão criteriosa em definir a relevância por exemplo em Adwords?

Para já, aquilo que há a assinalar como digno de reter, é a aposta na especialização SEO e a importância que as empresas mais destacadas esperam ver nessa atividade, para serem encontradas depressa e em primeiro lugar pelos seus clientes e prospetos.

This entry was posted in Dicas. Bookmark the permalink.