Porque deve utilizar Jing

Jing: enviar imagem e vídeo por um cliqueenviar imagem e vídeo

As comunicações evoluiram muito, graças ao Projecto Jing – o serviço sempre pronto que permite quase instantaneamente partilhar imagens e vídeos, enviado-as do seu computador para qualquer outro lado.

Se está face a alguma necessidade de explicar ou mostrar a alguém imagens num programa que está a aceder no seu computador, use o Jing.

Está a falar com amigos numa sala de “chat” e quer mostrar pormenores de um vídeo que esteja a visualizar? Pode rapidamente fazer um vídeo daquilo que quer mostrar e enviar um link para poder assim partilhar a visualização do seu ecrã.

Veja uma curta demonstração deste programa (gravado com Camtasia):

Veja agora neste link uma pequena amostra (83s.) das possibilidades do Jing.

Fale aos seus amigos sobre Jing! Jing é gratuito, e mesmo que esses amigos não necessitem de ter o Jing para verem o que lhes quer mostrar, o melhor que têm a fazer é também descarregarem o Jing para poderem ser capazes de partilhar algo consigo!

Depois de gravado, pode guardar o seu vídeo numa pasta do computador, enviá-lo para o Flickr, fazer um carregamento por FTP para o seu site ou blogue ou armazená-lo no Screencast.com.

Este projecto liga Screencast.com ao Jing, como a solução de alojamento ideal para o seu conteúdo, oferecida pela TechSmith (também criadora do muito gabado programa profissional de produção de vídeo Camtasia que custa 300 dólares e do SnagIt). É perfeita para o tipo de imagens e vídeos que quererá fazer com Jing. Utilizando Screencast.com, assegura-se que todos poderão aceder aos seus vídeos e imagens gratuitamente, ter uma opção de alojamento fiável, proporcionando a comunicação visual mais rápida possível. Mas também pode fazer descarga do seu trabalho para outros sites!

Esta conta gratuita da Screencast.com, dá-lhe uma capacidade de 2 GB de armazenamento e 2 GB de “bandwidth” por mês. Para aceder à sua conta Screencast.com e descobrir o que pode fazer mais, visite: http://www.screencast.com/

Condicionantes:

  • Limite de 5 minutos de duração
  • Formato SWF para vídeos e PNG para imagens
  • Som gravável em cada vídeo apenas num canal: ou audio ou microfone. Ou seja, no mesmo vídeo não pode começar a gravar com o microfone e passar depois para o audio.
  • Ainda não pode enviar o conteúdo directamente para o YouTube
  • Quanto maior for a janela, maior será a ocupação de memória da gravação. Os vídeos são sempre posteriormente exibidos na dimensão em que forem gravados.

Escolhas alternativas:
No meu caso, quando pretendo enviar rapidamente um URL mostrando o que estou a fazer no meu computador enquanto estou numa sala de “chat” ou por email, uso o Jing. Se quero enviar uma imagem pesada ou preciso de uma impressão de qualidade do ecrã para incluir num documento, uso SnagIt (à venda por $49,95).

Aproveite esta ferramenta gratuita para divulgar interactivamente as suas explicações e demonstrações, sem esperas e com a maior privacidade (mas também as pode tornar públicas…)

This entry was posted in Dicas. Bookmark the permalink.